Total de visualizações de página

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

RANCHO TRÊS DE MAIO

 
O Rancho em destaque desta vez é o Três de Maio. Segundo componentes, do ano de 1969, é um espaço de amizade e companheirismo. Localiza-se na baixada voltada para o norte, circundado por figueiras e jacarandás, recebendo ao teto a sombra amiga das árvores frondosas, cujas raízes sugam na sua base. Crescem esplêndidos os arbustos que servem de ornamentação pela periferia do pátio, demarcando as margens do caminho que dá acesso ao rancho supremo refrigério das horas de labor. Quem diria que o seu conjunto não tem um toque admirável e mesmo exótico? 


À vista do observador, viria o azul claro de suas paredes, com três janelas e uma porta, ambas verdes, como as gramas dos canteiros ao limiar do caminho, o teto de palha recém tirada, exalando ainda o cheiro típico do capim, e o seu interior de chão batido, onde se assenta uma classe de estudos e mais seis bancos, rusticamente, pendendo pelas travessas alguns quadros, ora de paisagens ora de garotas sorrindo para o ambiente. Enquanto a estante comporta livros técnicos e romances, ao lado de rádio tão visado, como se a pedir "Música Maestro".


Ao fundo, a lareira, ora responsável pelo aquecimento da água para o tradicional chimarrão, ora esquentando o ambiente no frio do inverno viamonense. Lareira esta que testemunhou momentos de descontração, lazer e amizade.


Fonte: O Agrotécnico - JUNHO - 1969

Nenhum comentário:

Postar um comentário