Total de visualizações de página

domingo, 5 de dezembro de 2010

Rancho Chaparral

O ano de 1974 teve alguns acontecimentos importantes no Brasil e no Mundo. Era ano de Copa do Mundo. A seleção brasileira fez uma campanha apenas regular (chegou na quarta posição). Mas o futebol que encantou o mundo foi praticado pela Holanda, a “Laranja Mecânica”, que com um futebol alegre, ofensivo e solidário trucidou todos os seus adversários, menos os donos da casa (Alemanha Ocidental), que derrotaram os holandeses na final por 2 a 1.

Ainda no esporte, o Brasil brilhava também ns pistas. Recém-saído da Lotus, o campeão de 1972 Emerson Fittipaldi garantia o bicampeonato em seu primeiro ano na então novata McLaren. O título foi conquistado de forma apertada na última etapa em Watkins Glen (Estados Unidos). Fittipaldi terminou em quarto, derrotando por pontos seus rivais Clay Regazzoni (Ferrari) e Jody Scheckter (Tyrell), na prova que foi marcada pela vitória do argentino Carlos Reutemann e pelo acidente fatal do austríaco Helmuth Koinigg.

No território brasileiro, a Ditadura Militar estava em seu auge. Ernesto Geisel assumia a presidência. A TV em cores ainda engatinhava. No RS, o Inter sagrava-se campeão gaúcho. E o estado era governado por Walter Peracchi Barcelos da ARENA.

Foi neste cenário que foi fundado o Rancho Chaparral, tendo entre seus "componentes fundadores" colegas de diversas etnias da região serrana e de Viamão. São eles, Moacir (Gaivota), Juares Rocha (Parachoque), Juarez Souza, (Lagarto) Maurício(Landrace) , Agenor Gedoz ( Ceborréia), José Paulo ( Manjolo), Itamar Matos, Elidio (Lampeão), Jose Bassanesi(Égua), Juliano (Dengosa) e Valdir (Tabacudo). Localizado em área de frondosas árvores, estaria ai o significado da escolha do nome, devido aos conhecidos "campos de chaparros". O Chaparral, com toda sua beleza e ornação gaudéria representou a essência do camperismo presente em grande parte dos Ranchos.

Contribuição de Moacir da Silva Rocha

Nenhum comentário:

Postar um comentário