Total de visualizações de página

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Os Ranchos e suas zonas

Abrimos no blog, espaços para algumas entrevistas exclusivas sobre temas da ETA. Para começar esta série, contamos com Jairton Nunes Vieira, técnico em agricultura, formado em 1998, foi presidente do CECAT e hoje é vice-presidente da Coopernorte Cooperativa, em Viamão.


Quais são as zonas do Ranchos da ETA? Os Ranchos são distribuídos geograficamente em três zonas – Mata, Vento e Sapo.


Fale um pouco sobre elas? A Zona da Mata é assim denominada por compreender uma parte mais alta, nas proximidades do prédio do refeitório, onde situa-se o Rancho Centauro, lugar maravilhosamente aconchegante. Já a Zona do Vento, local onde a brisa é sempre constante ouve-se o barulho dos veículos passando na RS 040 era local de maior número de Ranchos de “pelo duro” na sua época de escola. Ao longe se observam maricazais as margens do arroio Vigário. A Zona do Sapo, devido a abundância deste anfíbio no inverno, devido a umidade do rigoroso inverno na ETA. Lembro quando dormíamos no Solar dos dos Inocentes ouvindo os sapos a noite toda.”


Qual sua melhor lembrança deste tempo? Sem dúvida, da competição do interzona que representava uma grande disputa. Tinha ainda o torneio da polenta. Mas tenho mais saudades dos tempos do CECAT onde fui presidente 95/96 com muita dedicação que me custou um ano de reprovação. Mas foi muito útil pois lá aprendi a fazer política, que é onde estou engajado atualmente. Grande parte do que me transformei hoje devo a ETA, ao CETAT e aos Ranchos, por isso quero contribuir com sua reestruturação. Eles contribuem muito na formação dos técnicos agrícolas na visão política e social.

2 comentários:

  1. Grande Marrão...bela matéria, parabéns e vamos seguir com este blog. Abraço a todos.

    ResponderExcluir
  2. Prezados,
    Boa Tarde.
    Gostaria de entrar em contato com os criadores do blog.Sou estudante da ETA e desejo ver a história do colégio sendo revitalizado.
    Favor se possivel entrar em contato pelo facebook Duda Moura ou Nathan Jobim, para que possamos trabalhar juntos, os mesmos propósitos que ensejaram a página do blog.
    Desde já, agradeço o contato

    Maria Eduarda Abreu Moura.
    Nathan Jobim Noschang.

    ResponderExcluir